Usado por muitos homens em todo o mundo, a finasterida (que é amplamente conhecido como Propecia) é um dos poucos medicamentos comprovados no mercado para prevenir e em alguns casos, reverter a perda de cabelo.
A finasterida faz isso reduzindo os níveis de di-hidrotestosterona (DHT) no organismo, o hormônio responsável pela miniaturização do folículo piloso e pela calvície de padrão masculino. Com o tempo, o DHT pode danificar os folículos pilosos, resultando em perda de cabelo a longo prazo.
Todos os cabelos que você perde devido à calvície masculina são afetados por DHT. As exceções são os folículos capilares nas laterais e na parte de trás da cabeça (o padrão de calvície em “ferradura”), que tendem a ser mais resistentes à DHT do que os da parte frontal, superior e da coroa.
Como a finasterida funciona reduzindo os níveis totais de DHT, ela deve logicamente impedir que você perca cabelo ao redor da linha do cabelo, no entanto, a informação de prescrição para finasterida concentra-se principalmente na sua capacidade de prevenir a perda de cabelo na coroa e no topo da cabeça. Neste guia, veremos a ciência por trás da finasterida e explicaremos como e por que ela também é um tratamento eficaz para parar uma linha fina recuada.
A finasterida funciona inibindo a produção da 5α-redutase, uma enzima que converte a testosterona do seu corpo em diidrotestosterona (mais comumente conhecida como DHT).
DHT é o principal hormônio que causa perda de cabelo nos homens. Alguns homens são mais sensíveis ao DHT do que outros, e é por isso que nem todo mundo começa a perder os cabelos ao mesmo tempo, ou na mesma velocidade.
A perda de cabelo pode começar na linha do cabelo, na coroa ou no topo da cabeça. A área em que você começa a perder o cabelo é determinada pela sua genética - em alguns homens, o cabelo ao redor da linha do cabelo é o mais sensível ao DHT, enquanto em outros, a área ao redor da coroa começa a afinar primeiro.
A finasterida não é seletiva quando se trata de bloquear o DHT. Em vez de afetar uma parte específica do seu couro cabeludo ou bloquear um tipo específico de perda de cabelo, ele irá bloquear o DHT na sua origem. Isto significa que a finasterida deve retardar ou parar a perda de cabelo e potencialmente, regredir alguns cabelos, independentemente do seu padrão específico de calvície.
Estudos científicos tendem a apoiar isso. Um estudo de 1999 descobriu que a finasterida “reduziu a queda de cabelo e aumentou o crescimento do cabelo” em homens com afinamento no couro cabeludo frontal (em suma, homens com perda de cabelo ao redor da linha do cabelo).
Ao longo de um ano de tratamento contínuo com 1 mg de finasterida por dia (a dose típica de finasterida para prevenção da queda de cabelo), os participantes do estudo mostraram um aumento significativo na contagem de cabelos no couro cabeludo frontal. Estes resultados continuaram no segundo ano do uso de finasterida.
A finasterida também é cientificamente comprovada para prevenir a perda de cabelo no couro cabeludo do vértice (a área na parte superior da cabeça, ligeiramente atrás da linha do cabelo), tornando-se uma opção em potencial, se você quiser evitar que a perda de cabelo em torno de sua linha fina se agrave.
Em um estudo de 1998, homens com perda de cabelo masculina apresentaram uma taxa mais lenta de perda de cabelo e um aumento mensurável no cabelo no couro cabeludo do vértice, com uma contagem média de cabelos crescendo de 876 no início do estudo para 1.014, medido em uma área circular de 1 cm de diâmetro (5,1 cm2) de couro cabeludo vértex careca, após dois anos de uso de finasterida a 1mg por dia.
Quer saber o valor do transplante?
Precisamos apenas do seu nível de
calvície, nome e contato desejado.
Não enviamos spam e nem te ligamos!
Todo mundo é diferente, então essa pergunta é difícil de responder. Como regra geral, a melhor maneira de pensar na finasterida é como uma forma de proteção contra a queda de cabelo, não como uma solução definitiva para regenerar o cabelo que você já perdeu.
No entanto, os dados do estudo mostram que a finasterida pode descelerar a queda de cabelo. Cerca de 80% dos usuários de finasterida deixam de perder o cabelo como resultado do uso da medicação, enquanto cerca de 65% dos homens recuperam o cabelo. A quantidade de experiência de rebrotamento dos homens varia e é imprevisível.
Agora, isso significa que a finasterida restaurará completamente sua linha fina? Provavelmente não, especialmente se você já passou algum tempo e ficou completamente careca. No entanto, isso pode resultar em algum nível de regeneração em áreas em que você começou a notar queda e recessão. É por isso que procurar um tratamento enquanto ainda tem cabelo é importante.
A finasterida foi aprovada, por meio de teste no couro cabeludo e na coroa, como medicação para prevenir a perda de cabelo. Por isso, é difícil encontrar informações com a relação a linha do cabelo. No entanto, os dados científicos mostram que a finasterida pode e produzir melhorias na linha capilar, que vão desde a regeneração até a desaceleração da queda de cabelo.
A Finasterida tende a ser mais eficaz que outros tratamentos. Por exemplo, um estudo comparando a finasterida ao minoxidil tópico descobriu que a finasterida resultou em crescimento denso do cabelo em 80% dos usuários, em comparação com 52% para o minoxidil.
Caso você perceba que a linha do cabelo está recuando, vale a pensa considerar o uso da finasterida. Os resultados a longo prazo são legítimos e confiáveis na prevenção da perda de cabelo, além de melhorar a espessura e densidade da linha do cabelo.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
ABC (Santo André)
Belo Horizonte
Brasília
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Guarulhos
Joinville
Jundiaí
Manaus
Piracicaba
Porto Alegre
Recife
Ribeirão Preto
Rio de Janeiro - Barra
Rio de Janeiro - Botafogo
Salvador
Santos
São José dos Campos
São Luís
São Paulo - Itaim Bibi
São Paulo - Zona Leste
Sorocaba
Uberlândia