Há muitas lendas sobre a masturbação. Uma delas é que a prática da Masturbação Pode Causar Queda de Cabelo. Assim como os outros mitos, a ideia de que a prática ocasionará a perda do cabelo, não é verdade. Não há absolutamente nenhuma evidência científica ligando a masturbação à perda de cabelo e nem qualquer relação entre a quantidade de sexo e a espessura ou a saúde do seu cabelo.
Embora alguns sites afirmem que a Masturbação causa Calvície, utilizando até termos científicos (menções de hormônios,deficiências proteicas e minerais no fluido seminal) para comprovar a tese, é uma lenda.
Abaixo, veremos os motivos mais comuns em que a masturbação supostamente causaria a perda de cabelo.
Dihydrotestosterone, conhecido como DHT, é um hormônio sexual masculino e o principal causador da calvície masculina.
O DHT liga-se a receptores em seu couro cabeludo e miniaturiza os folículos pilosos em torno de seu cabelo e coroa, resultando em perda de cabelo para homens com sensibilidade genética ao DHT.
Um dos motivos mais comuns usados para sustentar a alegação de que a masturbação causa a perda de cabelo é que a prática resulta na liberação de hormônios, incluindo o DHT.
Saiba que dados científicos contradizem a afirmação de que a masturbação tem algum efeito sobre o DHT e outros hormônios masculinos. De fato, há vários estudos que mostram que a atividade sexual não tem efeito mensurável na produção de testosterona ou DHT.
Um estudo compara homens com função sexual normal a homens com disfunção sexual. Os resultados finais mostram que ambos os grupos de homens têm níveis de testosterona parecidos.
Outro estudo comparou homens com níveis normais de atividade sexual a homens que deliberadamente evitaram a atividade sexual. Os dados da amostra de sangue não mostraram diferença entre os dois grupos nos níveis de testosterona total, testosterona livre e hormônio luteinizante (LH). Como a DHT é um metabólito da testosterona, é extremamente improvável que a atividade sexual (seja masturbação ou relação sexual) tenha algum efeito, positivo ou negativo, nos níveis de DHT.
Quer saber o valor do transplante?
Precisamos apenas do seu nível de
calvície, nome e contato desejado.
Embora seja verdade que o sêmen contém proteína, se masturbar ou fazer sexo não tem efeito significativo sobre a quantidade de proteína disponível para seus folículos pilosos.
A quantidade de proteína que você perde quando tem o orgasmo é insignificante em comparação com a ingestão de proteína da pessoa média.
Assim como a suposta ligação entre masturbação e DHT, não há correlação entre masturbação e deficiência de proteína.
Esse mito é uma variação da alegação de que a "masturbação afeta o hormônio DHT" no qual desmascaramos acima, apesar da alegação adicional de que a masturbação afeta o equilíbrio total de hormônios em seu corpo.
Embora seja verdade que o sexo tenha algum efeito nos níveis de certos hormônios em seu corpo, é temporário e não está ligado à queda de cabelo.
O hormônio mais significativo liberado durante o sexo é a ocitocina, que é um hormônio peptídico que afeta os centros de prazer em seu cérebro. Esta é uma das razões pelas quais o sexo e a masturbação são bons, mas não estão ligados à saúde ou à espessura do seu cabelo.
A calvície é hormonal e genético, não é um efeito colateral da masturbação. Calvície de padrão masculino é causada por DHT, que é feita quando seu corpo converte a testosterona em DHT através da enzima 5α-redutase. Em nenhum momento a masturbação desempenha um papel real no processo de fazer com que os folículos pilosos se miniaturizem e parem de crescer
Se você notou que seu cabelo está caindo ou sua linha capilar começa a retroceder, é muito mais provável que seja um efeito colateral da sensibilidade a problemas com DHT, estresse, nutrição ou estilo de vida do que o resultado de muita masturbação. Você pode tratá-los tomando medidas para reduzir os níveis de DHT usando medicação ou mudando sua dieta e estilo de vida para eliminar os fatores que contribuem para a queda de cabelo.
Em suma, a masturbação e o sexo não afetam a linha do cabelo, a espessura do cabelo ou qualquer aspecto da saúde do seu cabelo. Caso contrário, a grande maioria da população mundial teria sérios problemas de queda de cabelo e a comunidade médica estaria muito ciente disso.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
ABC (Santo André)
Belo Horizonte
Brasília
Campinas
Campo Grande
Cuiabá
Curitiba
Florianópolis
Fortaleza
Goiânia
Guarulhos
Jundiaí
Manaus
Piracicaba
Porto Alegre
Recife
Ribeirão Preto
Rio de Janeiro - Barra
Rio de Janeiro - Botafogo
Salvador
Santos
São José dos Campos
São Luís
São Paulo - Itaim Bibi
São Paulo - Zona Leste
Sorocaba
Uberlândia